Advocacia Empresarial

Além de equalizar as questões éticas e legais das corporações, nas mais específicas áreas de atividade, a Advocacia Empresarial é um ramo do Direito que pode contribuir com a organização holística da economia empresarial, já que a especialidade jurídica também soma conhecimentos nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

Um advogado empresarial possui expertise em três setores cruciais para as empresas: Direito Civil, Direito Tributário e Direito Trabalhista. Além disso, o profissional deve ter  experiência em  administração e gestão empresarial.

Entre as estratégias de trabalho de Advocacia Empresarial, oferecido pela Palácio Dantas, está a Auditoria Jurídica, um serviço de averiguação e adequação dos pontos vulneráveis da empresa e dos fatores irregulares, em caráter preventivo ou corretivo.

Empresários maduros percebem a importância de manter o foco constante sobre a visão macro e micro de sua organização, pois, sob um controle mais assertivo, fica mais difícil que alguma questão corporativa se torne vulnerável ou se transforme em um problema sério.

A auditoria jurídica é um procedimento útil, nesse sentido. Através de um amplo trabalho de averiguação de todos os procedimentos e atribuições adotados pela empresa, essa auditoria faz uma completa revisão dos modos de trabalho adotados, em todos os setores e departamentos.

Nessa pesquisa é verificada a existência de situações empregatícias que podem gerar futuras reclamações trabalhistas e dependendo das apurações, são emitidos relatórios e pareceres jurídicos, indicando a necessidade de regularização das relações que podem estar contrárias a ética, a formalidade ou a lei.

No departamento de Recursos Humanos, a auditoria jurídica verifica a saúde das relações da empresa com os seus colaboradores. Registros de funcionários; arquivamentos de encargos previdenciários; histórico das reclamações trabalhistas; anotações em carteira; controle médico de saúde ocupacional e a realização de todas as cautelas e procedimentos de segurança, individuais e coletivos, para a prevenção de acidentes. Estatisticamente, o acidente é um dos fatores que mais oneram as empresas, agravando também os custos previdenciários e esse é um foco de atenção que deve ser bem delimitado para a criação de estratégias de controle e prevenção.

Isso e outros temas, tais como, descrição de cargos, desenhos de carreira e planos de promoção dos colaboradores, também são analisados.

 

Outros serviços da Advocacia Empresarial, nos quais a Palácio Dantas possui anos de experiência e expertise, são:

  • Exame de contratos bancários;
  • Exame de contratos junto a fornecedores;
  • Contratos de compra e venda;
  • Elaboração de normas internas da empresa.
  • Palestras sobre ambiente de trabalho.
  • Palestras sobre tramitação de processos judiciais e administrativos.
  • Supermercado não é responsável pela guarda e vigilância do celular de cliente

    Para a 2º Turma Recursal do Estado do Acre, em se tratando de objeto de uso pessoal, cabe ao cliente o dever de cuidado, tendo o fato ocorrido em razão de sua negligência, pois não há como imputar ao supermercado o dever de fornecer segurança absoluta a todos os pertences pessoais de todos os clientes. […]

    Leia Mais
  • Recusa de voltar ao trabalho após alta no INSS – Salário Indevido

    Decisão importantíssima para o setor privado, fazendo uma divisão de águas. Trabalhador considerado apto pelo INSS e que deixa de retornar ao trabalho, afasta da empresa a responsabilidade pelo pagamento dos salários por todos os meses após a alta previdenciária. Entenda o caso: proc. 0000890-89.2017.5.14.0401. Gostou desta notícia? Clique aqui para  ver mais notícias como esta. […]

    Leia Mais
  • Juizados Especiais de Rio Branco possibita a realização de intimação via WhatsApp

    Juizados Especiais de Rio Branco possibita a realização de intimação via WhatsApp para as partes envolvidas em processos judiciais . A excelente iniciativa tem por objetivo  dar celeridade aos processos, reduzir despesas e promover a adequação do Judiciário às novas tecnologias de comunicação. Gostou desta notícia? Clique aqui para  ver mais notícias como esta. Confira também […]

    Leia Mais