Advocacia Empresarial

Além de equalizar as questões éticas e legais das corporações, nas mais específicas áreas de atividade, a Advocacia Empresarial é um ramo do Direito que pode contribuir com a organização holística da economia empresarial, já que a especialidade jurídica também soma conhecimentos nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

Um advogado empresarial possui expertise em três setores cruciais para as empresas: Direito Civil, Direito Tributário e Direito Trabalhista. Além disso, o profissional deve ter  experiência em  administração e gestão empresarial.

Entre as estratégias de trabalho de Advocacia Empresarial, oferecido pela Palácio Dantas, está a Auditoria Jurídica, um serviço de averiguação e adequação dos pontos vulneráveis da empresa e dos fatores irregulares, em caráter preventivo ou corretivo.

Empresários maduros percebem a importância de manter o foco constante sobre a visão macro e micro de sua organização, pois, sob um controle mais assertivo, fica mais difícil que alguma questão corporativa se torne vulnerável ou se transforme em um problema sério.

A auditoria jurídica é um procedimento útil, nesse sentido. Através de um amplo trabalho de averiguação de todos os procedimentos e atribuições adotados pela empresa, essa auditoria faz uma completa revisão dos modos de trabalho adotados, em todos os setores e departamentos.

Nessa pesquisa é verificada a existência de situações empregatícias que podem gerar futuras reclamações trabalhistas e dependendo das apurações, são emitidos relatórios e pareceres jurídicos, indicando a necessidade de regularização das relações que podem estar contrárias a ética, a formalidade ou a lei.

No departamento de Recursos Humanos, a auditoria jurídica verifica a saúde das relações da empresa com os seus colaboradores. Registros de funcionários; arquivamentos de encargos previdenciários; histórico das reclamações trabalhistas; anotações em carteira; controle médico de saúde ocupacional e a realização de todas as cautelas e procedimentos de segurança, individuais e coletivos, para a prevenção de acidentes. Estatisticamente, o acidente é um dos fatores que mais oneram as empresas, agravando também os custos previdenciários e esse é um foco de atenção que deve ser bem delimitado para a criação de estratégias de controle e prevenção.

Isso e outros temas, tais como, descrição de cargos, desenhos de carreira e planos de promoção dos colaboradores, também são analisados.

 

Outros serviços da Advocacia Empresarial, nos quais a Palácio Dantas possui anos de experiência e expertise, são:

  • Exame de contratos bancários;
  • Exame de contratos junto a fornecedores;
  • Contratos de compra e venda;
  • Elaboração de normas internas da empresa.
  • Palestras sobre ambiente de trabalho.
  • Palestras sobre tramitação de processos judiciais e administrativos.
  • Empresa deixa de ser tributada em ações trabalhistas

    Empresa consegue na Justiça o direito de ser restituída e não pagar contribuição previdenciária patronal sobre verbas trabalhistas reconhecidas em decisões judiciais, sob o fundamento de realizar os recolhimentos da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

    Leia Mais
  • Justiça autoriza pagar INSS com créditos de PIS e COFINS

    Justiça autoriza pagar INSS com créditos de PIS e COFINS Empresa consegue decisão favorável autorizando a compensação de débitos previdenciários com créditos de PIS e Cofins, resultante da exclusão do ICMS da base de cálculo, denominada de compensação cruzada.

    Leia Mais
  • EMPRESA OBTÉM DECISÃO QUE MODIFICOU ÍNDICE DE CORREÇÃO

    EMPRESA OBTÉM DECISÃO QUE MODIFICOU ÍNDICE DE CORREÇÃO Em decorrência de dificuldades financeiras originárias da pandemia, empresas buscam pelo judiciário e conseguem liminar para rever índice de correção de alugueis, migrando do IGP-M (23,14%) para o IPC (5,62%) em 2.020.

    Leia Mais